Links recomendados

Posemaniacs - muitas poses com referencial anatômico e possibilidade de variações de ângulo - em inglês.
Artesarantes -  é possível encontrar dicas e tutoriais para iniciar o aprendizado
Amo pintar - site da artista plástica Magaly Gouveia, um dos mais completos, com tutoriais, explicações sobre marcas e materiais, com destaque para o uso de pasteis secos - especialidade da artista.
Rey Bustos - site de poses de referência, com  interessantes animações que mesclagem de imagens de poses e anatomia humana.
Brian Duey - artista norte americano, no site podem ser vistos seus trabalhos e também serão encontrados  tutoriais.
Juan Francisco Casas - o que alguns fazem usando vários lápis esse artista espanhol faz com caneta esferográfica comum. Vale a visita para conferir a técnica incomum do artista.
Ponto Difusor - blog do pernambucano Humberto Coutinho, recomendado a quem procura livros, dicas de materiais e acessórios, além de exercícios para praticar o aprendizado em desenho.
Kelson Moreira - artista brasileiro, radicado no Rio de Janeiro, no seu site são encontrados seus trabalhos  (que não se limitam a desenhos), bem como dicas de artesanato, materiais e técnicas.
Desenhos do Rui - blog do português Rui Rodrigues, um artista que desenha poesias (ou seriam poesias em desenho?).
Ainda vou desenhar de tudo - blog de Cristina Jacó, dedicado a fornecer informações sobre desenho.
J. D. Hillberry - uma lenda viva dos desenhos a  lápis. Vale a visita como fonte de inspiração.
Julio Puentes - artista espanhol renomado, em seu site podem ser vistos seus trabalhos em pastel seco e o oléo. O realismo  impressiona.
Museus:
Museu Rainha Sofia - conta com uma coleção voltada para artistas do século 20, com imagens disponíveis.
Museu do Prado - possui uma galeria on-line onde é possível buscar e visualizar obras de diversos artistas.
Visite virtualmente:
Museu do Louvre - tem um Virtual Tour, dividido em sete galerias - Antiguidades Orientais, Antiguidades Egípcias, Antiguidades Gregas, Etruscas e Romanas, Esculturas, Objetos de Arte, Pinturas e Impressões e Desenhos
British Museum - Londres - oferece, na seção Compass, uma série de 61 Tours Guiados que levam a um passeio por itens selecionados do acervo da instituição.
Guggenhein - com suas cinco sedes (Nova York, Bilbao, Veneza, Berlim e Las Vegas) tem poucas atrações interativas.
Museum of Fine Arts- Boston/EUA - O link Online Collections Database oferece mais de 50 mil obras, que podem ser acessadas uma a uma.
Museum of London - Londres - a seção Galleries é dividida em seis tópicos, que são textos curtos, de um parágrafo. À direita, na página, fica rodandoa imagem da sala relacionada ao link escolhido.
Hermitage - Rússia - um dos mais interessantes, permite a visita via fotos e o recurso HotMedia.
Van Gogh Museum - Amsterdã - guarda as obras do genial pintor holandês, entre outras, e tem o recurso mais sofisticado, sendo  necessário baixar e instalar o 3D Van Gogh Museum, um programa de 7,80 Mb, a partir do site do museu. O computador deve rodar Windows.
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - é possível ver imagens dos quadros de autores como Tarsila do Amaral, Pollock e Anita Malfatti.
Museu Histórico Nacional - a galeria virtual traz boas fotos, que podem ser ampliadas.
Museu de Arte Moderna de São Paulo - sob o link Galeria virtual, há uma lista de ambientes do museu e de exposições.
Masp -  tem disponível um vídeo panorâmico (360º) da Sala Renoir e de todo o espaço de exposição. Pode-se dar um zoom na imagem ou obra que se deseja ver mais de perto.
http://www.trident.com.br/ Ótimas canetas para desenhos, e outros produtos, todos de ótima qualidade. Um incomum respeito ao consumidor!! Mais que recomendada!